Do cinema marginal ao circuito cult internacional, a obra de Luiz Rosemberg Filho (1943-2019) projeta a trajetória de um dos ícones do cinema experimental brasileiro. Reunindo nove longas-metragens e uma seleção de curtas na presente mostra, Rô (como se tornou conhecido entre amigos) produziu intensamente durante décadas a partir do final dos anos 1960, a despeito das inevitáveis dificuldades em tempos de ditadura militar. A par do cinema, desenvolveu uma sofisticada forma de pesquisa visual através de centenas de colagens, que produziu nesses anos todos.

Sempre atuando de modo muito independente, e por um período até isolado do conhecimento do mercado cinematográfico, Rô criou uma obra sem concessões, de linguagem poética inventiva, que encontrou níveis radicais de combate e erotismo. 

Vida e obra se confundem à personalidade forte de Rô, um homem apaixonado e apaixonante, ser pensante que mergulhou fundo na investigação da alma humana, sobrepondo o amor, a violência e a história como camadas de imagens em constante reconstrução.


Cronograma Retrospectiva no Estação Net Botafogo


27 de setembro - Sala 1 (21h)

28 de setembro - Sala 3 (19h)

29 de setembro - Sala 3 (19h)

30 de setembro - Sala 3 (19h)

01 de outubro - Sala 3 (19h)

02 de outubro - Sala 3 (19h)

03 de outubro - Sala 3 (19h)

04 de outubro - Sala 1 (19h)