Memórias 60 Nunca filmo com certezas.
Um filme são sim muitos momentos prolongados a partir de uma soma de instantes. Sonhos que construímos acordados, com os olhos bem abertos. E a singularidade de um bom filme passa por uma infinidade de instantes a serem vividos. Mudanças rápidas que não servem a maquinação de certezas. Dai a riqueza da imaginação voltada para a poesia. Claro que o instante é sim uma abstração. Ainda assim ele vai marcando fundo por onde vai passando. No surgimento de uma ideia, de uma imagem ou mesmo de um movimento. É no instante que se decide este ou aquele enquadramento. Esta ou aquela palavra. Tanto a imagem como a palavra podem desaparecer na mobilidade de um filme, ou mesmo de um gesto. Se o hábito da solidão nos imobiliza o movimento, a potência da criação nos eleva aos sonhos. Certos instantes marcam e ficam na memória. Por exemplo: o suicídio no mar do industrial na nossa ‘Cronica de um Industrial”. Ou mesmo a morte a pauladas de Patrícia Niedermeier, ou a curra de Ana Abbott na “Guerra do Paraguay”, trazendo a história e o filme para o nosso tempo. Ora, como foram pensados esses instantes ainda que duros, poéticos? Penso no universo da metafísica se chocando com a História. E como nunca filmo com certezas, vou vivendo minhas dúvidas, angustias e sonhos. E se não for este o melhor dos enquadramentos? E se não for a melhor palavra a ser dita pela personagem? Me deixo vagar numa sucessão de instantes muitas vezes confusos. Antes trabalhava sobre roteiros de “ferro”. Agora me deixo levar pela dinâmica do tempo como antítese de toda e qualquer certeza. Se tenho certeza de uma coisa, posso fazer outra. Para “Guerra do Paraguay” e mesmo dos “Príncipes” (ainda inédito), tínhamos no roteiro um outro fim. Por diversos problemas, mudamos tudo! E mudamos para melhor. Demos mais clareza as ideias. Nem é também uma questão de simplificação, mas de investir sem medo em novos instantes poéticos! Talvez seja isso a chamada estética dos SONHOS, como falava Glauber. (P/Alberto Pucheu) Luiz Rosemberg Filho?Rô